Deterioração da Cunhagem

A deterioração da cunhagem é um tipo de erro de moeda que ocorre quando uma cunha chega ao final de sua vida útil, causando uma alteração na estrutura molecular da liga metálica da qual é feita. Como resultado de bater várias milhares de moedas, a cunha começa a deformar e perder suas propriedades moleculares originais.
Uma manifestação da deterioração da cunhagem é a deterioração da casca de laranja, que causa uma superfície porosa nas moedas diretamente proporcional ao grau de deterioração exibido pela cunha desgastada. Em outros casos, a cunha pode se expandir, tornando as incisões localizadas perto da borda vulneráveis. A cunha dilatada apresentará relevos em uma posição incorreta, sempre voltados para o exterior, e esse fenômeno pode estar relacionado a outros tipos de deterioração da moeda.
Além disso, a deterioração da cunhagem também pode se apresentar como um anel de borda elevada visível próximo à borda da cunha. Essa deformação simultânea de ambas as cunhas envolve apenas a área adjacente à borda e sempre ocorre em ambos os lados da moeda.
A deterioração da cunhagem também pode se desenvolver na forma de raios radiais muito finos em relevo que podem se expandir da borda em direção ao centro da moeda. O desgaste da cunha sempre afeta os elementos de design, às vezes deformando ou cancelando-os completamente. Em resumo, a deterioração da cunhagem é um fator significativo que contribui para a criação de erros de moeda únicos e deve ser considerada pelos colecionadores ao avaliar a condição e o valor de uma moeda.